Primeira Edição EntreLínguas

Pelotas no ano da França
 Francisca Alves Silva*

O que inventamos em Pelotas, na escola de línguas ‘Idiomas’, organizamos a primeira exposição intitulada “decifra-me ou devoram-te”.

Os novos projetos:

Ano da França no Brasil
“Entrelínguas” , exposição internacional

Quem somos?

Francisca Alves e Camila Hein de Pelotas e Adriane Hernandez e Zenilda Cardozo da capital Porto Alegre.

“Entrelínguas” é o processo dinâmico de um evento que pode advir entre sotaques, independente da intensidade, no campo de uma ou mais culturas de diferentes idiomas. Neste sentido, mesmo sem entendimento da fala, abrem-se possibilidades de reconhecer e relacionar os códigos, os signos, codificar a matéria e a imagem. Inscreve em várias categorias de coletividades, entre manifestações, criações artísticas, mesmo de idiomas diversos. Os signos mobilizam os sentidos e a experiência que se propõe transcende a verbalidade.

O conjunto destes objetivos compõe o corpo deste projeto, para o campo da cultura e das artes plásticas na cidade de Pelotas. O contato com as obras internacionais e do Sul do Brasil, o intercâmbio cultural e a educação em arte, articulam-se nesse processo e discutem sobre a língua.  Obras criadas entre as mais variadas técnicas, pensadas por artistas estrangeiros e do Brasil, estão reunidas e avizinhadas na pequena casa onde funciona a escola de Línguas Estrangeiras, Idiomas. Com a parceria do Idiomas que acolhe a idéia “Entrelínguas” e as correspondentes obras, o evento foi realizado de 27 de novembro, com término em 11 de dezembro de 2009, apresentando obras de 19 artistas convidados, sendo que destes, 10 provêm de países estrangeiros.




*Artista, produtora cultural, graduação em Artes Plásticas (licenciatura), Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Experiência prática em ateliê/UFPel, orientação e prática no ateliê Torreão/Porto Alegre/RS.

Para saber mais: